BLOGOSFERA OTAKU BR #2 – Leituras que você vai gostar (ou não, ou melhor, vai sim!)

post-blogosdera

Como vocês já sabem, ou deveriam (talvez não), o Yopinando integra atualmente a iniciativa Blogosfera Otaku Br que visa unir vários blogs e sites em geral que apresentam algum tipo de conteúdo ligado a anime e mangá com intuito de manter uma colaboração mútua para a divulgação e inciativas coletivas de postagens sobre as temáticas apresentadas pelos participantes do projeto. Essa iniciativa possui uma página oficial no facebook, que os convido a visitar clicando aqui ou na imagem inicial deste post, e uma série de projetos, dentre os quais este do qual esse post faz parte. Em sumo, a ideia é uma divulgação, mensal no caso do Yopinando, de postagens de alguns dos outros blogs e sites pertencentes a iniciativa.

Novamente, para facilitar a forma de divulgação, vou dividir as indicações de hoje em tópicos, o que também pode ser interessante para os leitores que gostam de tipos específicos de textos. Enfim, vamos ao que interessa…

Resenhas e Indicações de Animes e Mangás

Na categoria de resenhas, a maior, separei 8 textos que estão resenhando ou indicando animes e mangás (na verdade 7 animes e 1 mangá) muito interessantes, cada qual com peculiaridades bem marcantes, afinal são 8 autores diferentes escrevendo sobre obras igualmente peculiares.

Começado pelo mangá, os indico a resenha de The Gods Lie, que foi escrita pelo Vinicius, do blog Finis Geekis. Um detalhe legal desse texto do Vinicius, é que ele não apenas fala do mangá, mas faz um paralelo entre outras obras igualmente interessantes, a adolescência e as relações familiares nessa fase da vida.

Em seguida, as próximas recomendações remetem alguns animes noventistas que muita gente considera quase que essenciais para um lista pessoal de animes vistos, não por sua qualidade impecável, mas pela nostalgia de época que não volta mais e por abordar temáticas e assuntos fantasiosos (ou não) que fizeram parte da formação de muitos. Nessa lista de indicações se encontra o  texto de meu caro amigo Carlírio Neto, lá do Netoin, sobre o icônico Street Fighter II Victory.  Há também o texto do Fábio, lá do blog Anime 21, sobre a história daquele carinha loiro que leva a calamidade a todos os cantos que passa, mesmo que sem querer, falo do anime Trigun. E ainda há a resenha do Henrique, do blog Code Keikaku, sobre um clássico do cinema de animação (com o qual eu tenho lá meus problemas) Ghost in The Shell,  ou, como ficou conhecido no Brasil, O Fantasma do Futuro.

Para aqueles que gostam de obras dramáticas com garotinhas bonitas e  que possui várias camadas, a obra, não as garotinhas (0u as garotinhas também), ficam duas indicações bem interessantes e que eu aprovo, afinal são obras bem legais e que já até mencionei lá no “extinto” Anime Portfolio. Confiram então o texto do Kouichi, lá do Animes Tebane, sobre  Shinigami no Ballad e o texto da Joyce, do Otaku Vaidosa, sobre Gosick.

E para finalizar essa categoria, duas resenhas de animes bem diferentes entre si, mas que certamente devem atiçar a curiosidade de vocês (ou deveriam). Primeiro temos a resenha sobre um OVA cyberpunk do começo do anos 90, intitulado Cyber City Oedo 808, escrita pela Thais, do Nave Bebop. E em segundo temos a resenha do revigorante Bokura wa Minna Kawaisou, que foi escrita pela Chell, lá do Not Loli!. Chell essa, que logo aparecerá em um podcast aqui no Yopinando, aguardem!

Matérias Especiais e Curiosidades

Por mais que adore resenhas, os posts dessa categoria estão de sacanagem de tão legais. Começando pelo texto de apreciação e quase que utilidade público otaku que foi a matéria do Gato de Ulthar, do Dissidência Pop, sobre o espetacular artbook Der Mond do igualmente espetacular artista Yoshiyuki Sadamoto.

Em seguida duas matérias maneiríssimas, sendo a primeira a matéria do André Dedeco, do Portal Tanaka (Somos Todos Tanakas!),  sobre o mangá Magi, a Globalização e o Capitalismo, afinal quem disse que mangás e mil e uma noites também não tratam de assuntos contemporâneos. A segunda matéria é oriunda de um dos projetos do Blogosfera Otaku, a Corrente de Artigos, e foi escrita pelo Diego, do blog “É Só um Desenho”. Trata-se do texto  da coluna IMO, sobre animes Coming of Age (IMO – Tempo, Mudança e o Coming of Age), que ouso dizer que é uma das matérias mais legais sobre anime que li nos últimos anos.

Finalmente, temos mais três textos curiosos, ou melhor, sobre curiosidades. O primeiro, da Thay, lá do Otakubfx, nos trás 25 curiosidades sobre a vida e a obra de Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, que tal como eu, prefere calor em vez de frio. O segundo texto de curiosidades foi escrito pelo Kenji-san, do blog Você Sabia Anime, e trata-se de uma excelente tradução e adaptação do texto publicado no blog inglês Atelier Emily, que fala sobre o sifnificado da relação entre as flores e as personagens femininas no encerramento do anime Kiznaiver. Por último, temos o texto do Robert, lá do Chudoku Animes,  que apresenta e fala um pouco sobre os escritores que são representados pelos personagens de Bungou Stray Dogs, afinal você certamente sabia que cada um dos personagens dessa obra está relacionado a um escritor que realmente existiu, não é?

Podcast

E para finalizar as indicações, não podia faltar um podcast ao menos, e por um acaso do destino, um podcast em que este que vos escreve estava presente. Trata-se da excelente, emocionante e, porque não, histórica edição 100 do Animecotecast, o podcast sobre animes lá do Animecote.  Nessa edição, Bebop, Evilásio, Erick, Anachan, Carlírio e Luk se emocionam ao relembrar a influência dos animes em suas vidas.

Ufa, terminei. Até mais!