BLOGOSFERA OTAKU BR #5 – Indicações Filosóficas

post-blogosdera

Como vocês já devem saber o Yopinando integra atualmente a iniciativa Blogosfera Otaku Br que visa unir vários blogs e sites em geral que apresentam algum tipo de conteúdo ligado a anime e mangá, com intuito de manter uma colaboração mútua para a divulgação e inciativas coletivas de postagens sobre as temáticas apresentadas pelos participantes do projeto. Essa iniciativa possui uma página oficial no facebook, que os convido a visitar clicando aqui ou na imagem inicial deste post, e uma série de projetos, dentre os quais este do qual esse post faz parte. Em sumo, a ideia é uma divulgação, mensal no caso do Yopinando, de postagens de alguns dos outros blogs e sites pertencentes a iniciativa.

Enfim,  ao som de Get Ren’ai com Daft Punk e Kana Hanazawa, vamos as indicações…

Resenhas e Análises de obras específicas

Comecemos pela indicação do texto Netotin e o medo de  peitorais cabeludos, que é uma divertida resenha escrita pelo mascote do blog Netoin!, o Netotin Wetoin, sobre um dos bizarros episódios do anime Binan Koukou Chukyuu Bouei-bu Love! Love!. Na sequencia vamos com a indicação da resenha do controverso Mirai Nikki que foi escrita pelo jovem Paulo Raposo do DollarsCast. Ainda nessa categoria temos a resenha de um anime bem recente (da temporada atual) que foi lançado de uma maneira completamente incomum e que por isso levantou quase uma nova discussão sobre a maneira como os animes são lançados, fora que o anime é muito interessante em sua proposta. Enfim fiquem com a indicação da resenha de ReLife, que foi postada pelo Jao Carlos no blog Namae Wa…. E finalmente encerramos essa primeira categoria de indicações com a resenha do nada convencional mangá Coo no Sekai escrita pela Gato de Ulthar para o Dissidência Pop.

Listas (com Garotas Mágicas e Go Nagai)

Essa semanas temos duas listas a serem indicadas, começando pela lista escrita pelo Sakakibara Kouichi para o  Animes Tebane, trata-se de uma lista de melhores animes com tema Pós Apocalíptico!. Os animes dessa lista foram selecionados via enquete e não apenas pelo Kouichi. Eu particularmente não concordo com toda a lista e acho que vários animes menos conhecidos, porém memoráveis, ficaram de fora, mas ainda assim a lista tem várias obras interessantes. Mudando de lista lhes indico o excelente texto que o Fábio “Mexicano” Godoy fez para o blog anime 2116 animes que definiram o gênero Garotas Mágicas. O mais legal desse texto do Fábio é que não trata-se apenas de uma lista, mas de um passeio histórico pelo gênero Garota Mágica.

Filosofando sobre nosso hobby

Nessa categoria nada comum, temos duas indicações nada comuns. Primeiramente gostaria que vocês conferissem o texto Por que assistir, escrever e analisar animes?, que a Thais Lara escreveu para o blog Nave Bebop, onde ela fala sobre sua experiência como redatora de blog e fã de anime, além de fazer uma autoanálise bem interessante sobre o ato de escrever sobre e ver anime, o que me fez lembrar e por isso re-indicar a vocês o podcast Animecotecast#100: Animes na Minha Vida, que eu (Evilasio Junior), o Bebop, o Luklucas, a Anachan, o Erick Dias e o Carlírio Neto gravamos para o blog Animecote. Nesse podcast comemorativo de 100 edições nós falamos sobre como os Animes se tornaram parte da nossa vida e um pouco sobre como eles nos influenciam até hoje o que meio que explica porque ainda gostamos dessa mídia.

No youtube

No youtube

Finalmente nessa última categoria gostaria de os indicar dois blogs que também apresentam vídeos e podcasts no youtube. Inicialmente falo do já veterano em vídeos, o blog AHC TV. E hoje lhes indico o podcast Papo Who sobre 5 vilões que os participantes desse podcast curtem. Um papo curto muito bacana encabeçado pelo Pedro Castro e com a participação também do Rodrigo Andrade.

Por último indico o segundo vídeo do  blog “É só um desenho”, que foi produzido pelo Diego Gonçalves. O título do vídeo é Uma Breve Análise – Baccano  e nele o Diego explora uma sequencia do anime Baccano para analisar um dos pontos mais interessantes da obra e sobre o que o anime como um todo quer transmitir ao espectador.  Esse vídeo ficou muito legal e vale também a indicação  para que comecem a seguir esse novo canal do youtube do “É só um desenho”.

Por hoje é só, nos vemos na próxima postagem.