Toonime #34: Arakawa Under The Bridge

Está no ar trigésima quarta edição do Toonime. O podcast da Iniciativa Kyoudai onde vocês poderão conhecer e ouvir nossas opiniões sobre animes e cartoons. Em cada edição um anime ou cartoon será comentado com e sem spoilers para que qualquer interessado possa conferir o podcast. As edições impares são sobre cartoons e as pares sobre animes. Nessas edições, eu (Evilasio Junior) (@juniorkyon) e Yuri Guimarães (@yuri_guimaraes_) comentamos o escapista anime Arakwa Under The Bridge.

Download (archive.org): clique aqui

Blocos:

  • 00:00:00 – Introdução
  • 00:00:37 – Comentando a obra sem spoilers
  • 00:39:11 – Considerações finais
  • 00:49:18 – Análise da obra com spoilers

Visitem também:

Sigam a Iniciativa Kyoudai (@ikyoudai) no Twitter para ficar por dentro diariamente das principais notícias sobre animes e mangás.

Um comentário em “Toonime #34: Arakawa Under The Bridge”

  1. Vou deixar aqui a parte 1 dos meus comentários acerca desta 34ª edição:

    É… vocês têm toda a razão. Apesar de eu não ter visto muitos animes como vocês, também não lembro de pelo menos passar os olhos em qualquer outro anime parecido com Arakawa. Conheço algumas pessoas que já o assistiram e a impressão é exatamente essa, dele ser meio como um Tokyo Magnitude, talvez um Uchuu Kyoudai, único, ou quase isso. Pelo menos eu posso dizer depois de já assistir um terço do anime, que ele é de fato um anime muito característico.

    Além de ser um anime que tem essa proposta do escapismo, citada por vocês, enraizada na história, eu vi uma crítica (talvez) superficial ao capitalismo e uma crítica social bem forte. Tem alguns diálogos e algumas situações em que isso ficou bem claro para mim. Lembram quando o Riku vai se apresentar para a galera e aí ele começa a falar que é o herdeiro da empresa XYZ, que será o próximo presidente, que estuda na Toudai e fala o nome real dele? Primeiro, logo após isso, o síndico dá uma voadora nele por causa do nome e depois a Nino-san diz: “Recruta, quero que diga quem você é, não o que você tem.”.

    Sim, é muito engraçado… quando a Maria apareceu, eu pensei: “WHAT? O que mais tem debaixo dessa ponte?!?!? O_O”
    Mas na verdade, se analisarmos bem, veremos que as coisas existem ao longo do leito do rio, e não exatamente embaixo da ponte, mas ainda assim é surpreendente que ali exista de fato uma comunidade, e que não é apenas residencial, uma comunidade de desabrigados por quaisquer motivos, é algo bem mais amplo, e até muito organizado diga-se de passagem. =)

    A comédia é algo surrealmente deliciosa, ao longos dos episódios já assistidos eu já ri bastante e estou tirando print de várias cenas e situações para conversar com um amigo meu que já viu o anime…
    E de fato o Yuri tem razão, geralmente quando se fala de escapismo a tendência é que as histórias sejam de drama ou que esse seja o gênero maior por trás da trama, mas em Arakawa a comédia impera, e isso é muito bom porque dá essa leveza à série, sem de fato deixar de falar das coisas mais sérias/profundas que ficam nas entrelinhas, conforme o Evilásio ressaltou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s