Astro Boy

Astro Boy

Astro Boy

Astro, ou melhor, Atom, foi criado por Osamu Tezuka e apareceu pela primeira vez em 1951 no  mangá “O embaixador Atom’. Apesar do nome do mangá, Atom só apareceu no 4º volume, ou seja no quarto mês da publicação. No início ele era um robô frio, embora já possuisse sua cara de garoto. A história um tanto complexa de “O embaixador Atom” não teve o sucesso esperado entre as crianças, mas Atom o teve.

Os leitores consideravam Atom como um crinança comum, não apenas como um robô. E foi então que aconselhado por seu editor,Tezuka transformou Atom em um personagem principal, refez o mangá e tornou Atom um robô com sentimentos humanos, daí surgiu o mangá Tetsuwam Atom, um mangá de ficção científica com diveras sagas e com um personagem principal extremamente carismático.

Atom se tornou um dos personagens mais queridos entre os leitores de mangá. E o mangá de Tetsuwam Atom foi publicado por mais de 17 anos, mas não foi só no mundo dos mangás que ele se consagrou, ele virou um ícone da animação japonesa. Ele foi o primeiro personagem principal de uma série de animação japonesa baseada em mangá, foi o mais famoso personagem de anime do começo dos anos 60 e até hoje é um dos mais famosos personagens de anime do mundo. Apareceu em diversos remakes baseadas nas histórias do mangá e alguns com histórias originais própias para  as séries de animação. Ele é referenciado até hoje em diversos animes, e foi um marco na história dos personagens de anime shounen sendo o primeiro herói das animações televisivas Japonesas a obter sucesso em todo o Japão.

Tetsuwam Atom foi exibido nos EUA ainda nos anos 60 e Atom se tornou Astro, a estrela de Astro Boy (título ocidental de Tetsuwam Atom). Ele foi um dos grandes heróis da animação mundial no século passado e é lembrado até hoje.

Astro Boy teve três séries de animação lançadas em 1963, 1980 e em 2003 além disso, participou de diversos especiais. Astro é um robô que possui sentimentos humanos. Ele possui um forte senso de Justiça e sempre tenta ajudar as pessoas como pode. Ao decorrer de sua história, além de sua super força, ganhou a capacidade de voar e outras habilidades. Ele vive  com o Professor Ochanomizu e possui uma irmã robô chamada Uran (no mangá original ele também ganhou Pais robôs). O criador original de Astro, que também é um dos principais vilões dos animes e mangás de Astro Boy,  foi o Dr. Tenma. Astro foi criado como um substituto do filho do Dr. Tenma, Toby. Toby morreu ainda garoto e sempre se lamentou por passar pouco tempo com o seu amado pai, que vivia sempre ocupado com suas  pesquisas.  Tenma criou Atom para substituir Toby, pois se sentia culpado pela morte do filho, mesmo assim Tenma acabou descartanto Atom, que foi encontrado pelo seu antigo assitente, Professor Ochanomizu, a pessoa que reviveu o robô.

Astro é um divisor de águas em seu mundo, foi o primeiro robô a possuir sentimentos, e isso o fez ser discriminado, pois a grande maioria das pessoas achava perigoso o fato de existir robôs com sentimentos, mesmo assim, Astro salvou a humanindade diversas vezes.

Astro boy sem dúvida é um dos personagens que foram marcos na história dos animes e mangás. Ele é um dos personagens mais adorados e conhecidos do mundo e o mais famoso personagem de Osamu Tezuka. Astro sem dúvida é um personegam Símbolo da animação mundial.